SEQUÊNCIA DIDÁTICA - BRINCANDO COM TANGRAM
SEQUÊNCIA DIDÁTICA – BRINCANDO COM TANGRAM
OBJETIVOS:
- Identificar as formas: triângulo retângulo, quadrado, paralelogramo em distintas posições e algumas de suas propriedades;
- Trabalhar implicitamente com ângulos;
- Identificar a semelhança de figuras planas;
- Estimular a produção textual;
- Promover a construção de figuras geométricas.
TURMA: 5ª e 6ª série
TEMPO ESTIMADO:
Duas aulas
DESENVOLVIMENTO
Atividade 1: Construção do Tangran de 7 peças usando folhas brancas A4 e tesoura
Trabalhar
com a geometria plana através de um milenar quebra-cabeça chinês,
também conhecido como As Sete Tábuas da Astúcia, formado por sete
figuras geométricas: 5 triângulos, 1 quadrado e 1 paralelogramo, obtidos
da decomposição de um quadrado maior como mostra a figura abaixo:
Antes
de iniciar as atividades geométricas e montagens de figuras,
equivalência e medidas de perímetro contar aos alunos duas das várias
lendas que cercam esse misterioso quebra-cabeça.
Observação:
Ao final de cada passo, o aluno deverá responder algumas perguntas em
seu caderno. Aproveite a construção para rever com os alunos alguns
conceitos geométricos como: diagonais de um polígono, tipos de
quadriláteros, tipos de triângulos, altura de um triângulo, semelhança
de triângulos, etc.
1º. PASSO - Peça aos alunos que construam e recortem o maior quadrado possível a partir de uma folha A4.
Pergunta
1: O quadrado que você construiu é um retângulo? É um paralelogramo? É
um losango? É um trapézio? Justifique suas respostas.
2º.
PASSO – Desenhe uma das diagonais do quadrado e utilizando uma tesoura,
recorte o quadrado pela diagonal. Que tipo de figura geométrica é cada
uma das peças obtidas após o corte?
3º.
PASSO – Guarde um dos triângulos formados no passo anterior. No outro,
vamos marcar a altura em relação à hipotenusa. Como fazer? Basta dobrar o
triângulo a partir do ângulo reto. Após isto, recorte ao longo desta
dobra (a altura), formando dois triângulos. (Estes dois triângulos que
surgiram após o corte são as duas primeiras peças do tangran).
Pergunta 3: Estes dois triângulos menores são semelhantes ao triângulo maior que ficou reservado? Justifique.
4o.
PASSO – Reserve esses dois triângulos menores. Vamos trabalhar agora
com o triângulo maior que ficou guardado no 3º. PASSO. Utilizando este
triângulo (triângulo maior) marque sua altura em relação ao ponto O à
hipotenusa como no 3º. PASSO, mas não o recorte. Após esta dobra, você
observará que marcou o ponto médio da hipotenusa do triângulo maior (o
ponto médio do maior lado do triângulo grande). Agora, projete, ou
melhor, leve o vértice do ângulo reto até esse ponto médio e dobre. Abra
a figura e veja que há um novo triângulo, menor que os outros que estão
reservados. Esta é a terceira peça do Tangran: o triângulo médio.
Recorte esse triângulo e reserve.
Pergunta
4: Que tipo de quadrilátero é a figura que restou após recortar o
triângulo? Justifique.
5º. PASSO – Dobre o trapézio ao meio e recorte. Veja que apareceram duas figuras que também são trapézios. Reserve um deles. Com o outro trapézio você deverá formar um quadrado e um triângulo pequeno. Como?! Observe bem o trapézio, note que ele tem dois ângulos retos, um ângulo agudo e um obtuso. Dobre o trapézio fazendo coincidir o vértice do ângulo agudo com o vértice do ângulo reto adjacente. Abra. Você viu que apareceu um quadrado e um triângulo? Corte na linha e separe as figuras que são duas novas peças do Tangram, isto é, o quadrado e um triângulo pequeno. Já temos, portanto, 5 peças.
5º. PASSO – Dobre o trapézio ao meio e recorte. Veja que apareceram duas figuras que também são trapézios. Reserve um deles. Com o outro trapézio você deverá formar um quadrado e um triângulo pequeno. Como?! Observe bem o trapézio, note que ele tem dois ângulos retos, um ângulo agudo e um obtuso. Dobre o trapézio fazendo coincidir o vértice do ângulo agudo com o vértice do ângulo reto adjacente. Abra. Você viu que apareceu um quadrado e um triângulo? Corte na linha e separe as figuras que são duas novas peças do Tangram, isto é, o quadrado e um triângulo pequeno. Já temos, portanto, 5 peças.
Pergunta 5: Que tipo de trapézios são formados após dobrar e recortar o trapézio maior ao meio? Justifique.
6º.
PASSO – Pegue o trapézio reservado no passo anterior. Dele sairão às
duas últimas peças: um paralelogramo e um triângulo pequeno. Como?!
Observe novamente o trapézio e agora faça coincidir o vértice do ângulo
obtuso com o vértice do ângulo reto não adjacente a ele. Abra e observe a
figura. Você verá um triângulo pequeno e a última peça do Tangram que é
um paralelogramo (par de lados paralelos). Agora basta recortar as duas
figuras.
AVALIAÇÃO
AVALIAÇÃO
O
professor deverá avaliar a participação dos alunos na construção das
peças do Tangram. Através da participação durante cada passo, explicação
e justificativa dada explicando o raciocínio. Observação do professor
da compreensão apresentada.
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=266
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=266
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