ATIVIDADES PARA O DIA DA MATEMÁTICA
Desafios concretos “Paga”
1- As Rainhas
Como
distribuir oito rainhas num tabuleiro de xadrez de modo que nenhuma delas
ameace as demais? Lembrando que as rainhas podem tomar uma peça seguindo na vertical,
horizontal e diagonal, podendo avançar quantas casas desejar, estando
estas desocupadas, e ao capturarmos uma peça , diferente do jogo de
damas, a peça que realizou a ação ocupará o lugar da peça capturada, logo
é possível capturar uma peça mesmo havendo duas peças juntas, uma imediatamente
após a outra.
Este desafio deverá ser cumprido por dois integrantes, o tabuleiro se encontrará a certa distância das peças, e estas deverão ser pegas uma por vez. Existem várias soluções para este enigma, a imagem abaixo mostra, para melhor entendimento, uma dessas soluções.
Tempo máximo: 5 minutos.
Este desafio deverá ser cumprido por dois integrantes, o tabuleiro se encontrará a certa distância das peças, e estas deverão ser pegas uma por vez. Existem várias soluções para este enigma, a imagem abaixo mostra, para melhor entendimento, uma dessas soluções.
Tempo máximo: 5 minutos.
2-Torre
de Hanói Humana
Este desafio será feito por quatro integrantes da equipe, sendo que três deles deverão ser os pinos da torre de Hanói e não poderão fornecer ajuda alguma. O outro integrante escolhido transportará os discos de um dos pinos a outro seguindo as regras da Torre de Hanói:
*Deve-se passar um disco de cada vez;
*Nunca um
disco maior pode ficar em cima de um disco menor;
Tempo máximo: 5 minutos.
Tempo máximo: 5 minutos.
Professor os
discos da sua Torre de Hanói Humana podem ser construídos com diversos
materiais, por exemplo, caixas de papelão, ou câmaras de ar de pneus. O número
de discos neste desafio pode ser definido pelo lançamento de um dado.
3-Quadrado Mágico
Um integrante
escolhido pela equipe adversária deverá montar um Quadrado Mágico de nove
elementos, num quadrado mágico devemos dispor em suas células números de um a
nove, sem repetir, de forma que a soma dos números dispostos nas linhas,
colunas ou diagonais seja sempre a mesma. Para tornar o desafio mais
interessante as peças numeradas, se encontrarão afastadas do local onde se dará
à resolução do desafio, e deverão ser buscadas, uma a uma, por outro integrante
da equipe.
Tempo máximo: 3 minutos
Tempo máximo: 3 minutos
4- Tangran
Com as figuras do tangran dois integrantes da equipe deverão construir uma figura igual a uma pré-determinada pelo professor. O tangran pode ser encontrado no endereço:
Tempo máximo: 3 minutos
5- Quantidades
Utilize para a construção desse desafio recipientes transparentes de diversos tamanhos e formatos, encha-os o quanto desejarem com líquidos coloridos, mas medindo a quantidade e anotando numa folha suas medidas, para se obter diferentes medidas. Para cumprir este desafio os alunos deverão acertar um número mínimo de quantidades. Por exemplo, três quantidades num total de dez recipientes.
Tempo máximo: 3 minutos
Esses são apenas alguns exemplos de desafio que podem ter sua Gincana Matemática, você pode criar vários desafios de acordo com o conceito que pretende trabalhar.
Etapa II
A segunda
etapa é composta por questões que deverão ser respondidas individualmente.
Professor, nesta segunda etapa seria bastante interessante definir um tema para
suas perguntas. Utilizar o conceito que está sendo estudado pelos alunos é uma
ótima estratégia, uma maneira até mesmo de avaliação.
As perguntas agora serão direcionadas a um integrante de cada equipe. Você pode definir quem terá o direito à resposta usando o mecanismo que achar mais acessível, como, por exemplo, tocar um sino afastado igualmente dos dois integrantes. Aquele que tocar o sino primeiro, obrigatoriamente terá que responder; caso a resposta esteja correta sua equipe ganha 10 pontos e seu oponente recebe uma “torta na cara” ou algo para identificar; caso a resposta esteja errada, o contrário ocorre: a equipe adversária ganha 10 pontos e este integrante recebe a “torta na cara”.
Perguntas “Torta na cara”
1-Um tijolo
pesa um quilograma mais meio tijolo. Qual o peso de dois tijolos?
Se um tijolo pesa um quilograma mais meio tijolo, temos que um
quilograma é o peso de meio tijolo, portanto o peso de dois tijolos é quatro
quilogramas.
2-Você
precisa fazer uma viagem de carro de 18000 km. Os pneus de seu veículo duram
12000 km. Qual o número mínimo de pneus reservas você precisa levar?
Apenas dois. Você anda 6000 km, e troca os pneus da frente, e anda mais
6000 km; depois os que estavam na frente, ao inicio da viagem, você troca com
os de trás e segue o restante da viagem.
3- Quanto
tempo leva um trem, de um quilômetro de comprimento, para atravessar um túnel
de um quilômetro de comprimento, sabendo que o trem possui velocidade igual a
um quilômetro por minuto?
Dois minutos. O trem leva um minuto para se encontrar todo dentro do
túnel, e mais um minuto para sair completamente, logo leva dois minutos para
atravessá-lo completamente.
4- Três
gatos demoram um minuto e meio para apanhar três ratos, quanto tempo levará
para cem gatos apanharem cem ratos?
Um minuto e meio. Três gatos apanham três ratos em um minuto e meio,
logo cada gato leva um minuto e meio para apanhar cada rato, o que não mudará
com cem gatos e cem ratos.
5- Um
náufrago está em uma ilha e pode enxergar mais outras duas ilhas. Ele está
faminto, e percebe que cada ilha, junto com a sua, possui três palmeiras, e
cada uma destas com três cocos. Se ele recolher todos os cocos, quantos
cocos ele terá?
Nenhum. O coqueiro é que tem cocos.
6- Você está
num quarto escuro. E com o tato encontra à sua frente três objetos: um
fósforo, uma vela, e uma lamparina. Qual destes você acenderá primeiro?
O fósforo. Para acender os outros dois, necessariamente, você deverá
acender o fósforo.
7- Houve um
grande incêndio numa floresta e dois valentes bombeiros foram tentar
apagá-lo. Depois de muito sacrifício o conseguiram, e ao sair da floresta,
um deles estava coberto de fuligem, com o rosto todo coberto de preto, e o
outro estava absolutamente limpo. Após saírem da densa floresta qual dos dois
irá lavar o rosto?
O bombeiro que está com o rosto limpo, pois ao observar o rosto do amigo
concluiu que também tinha o rosto sujo, ao contrário do amigo que com o rosto
sujo observou o rosto limpo do amigo e acreditou estar limpo também.
8- Paula
quer sair à noite, mas sua mãe a proibiu. Mesmo assim ela resolve tentar, mas
lembra-se que não tem nenhum par de meias limpas, mas sabe que sua mãe tem no
quarto dez pares de meias, cinco pares brancos e cinco pares pretos. Se
todas as meias estão misturadas e para pegar as meias Paula não poderá acender
a luz para não acordar sua mãe, qual número mínimo de meias Paula deverá
pegar para ter certeza que tem um par de meias da mesma cor?
Três meias. Ao pegar uma meia Paula não pode saber se esta é branca ou
preta, ao pegar a segunda pode-se formar um par da mesma cor, mas também pode
ser uma meia de cor diferente, ao pegar uma terceira meia esta só fará par com
alguma das duas anteriores, pois só pode ser branca ou preta.
9- Você
precisa cozinhar um ovo por dois minutos exatos, mas para isso você possui
somente duas ampulhetas, uma que marca cinco minutos e uma que marca três
minutos. Como fazer?
Simples. Apenas deite as duas ampulhetas ao mesmo tempo, quando a de
três se esgotar coloque o ovo para cozinhar, pois faltará exatamente dois
minutos para a finalização da outra ampulheta.
10- Três
pessoas querem atravessar um rio bem fundo, nenhuma das três sabe
nadar. Para essa tarefa elas possuem um barco, mas sabem que o barco
suporta no máximo 150 quilogramas. Elas pesam cinqüenta, setenta e cinco, e cem
quilogramas. Como farão nossos personagens para atravessar o rio?
Atravessam, no barco, o personagem que pesa 50 e o de 75, mas apenas o
de 50 retorna trazendo o barco de volta. E ele fica novamente nessa
margem, e apenas o de 100 quilogramas atravessa dessa vez, e quem retorna com o
barco, é o de 75, que volta para buscar o de 50, e os
dois atravessam o rio e terminam a travessia.
Parte III
Esta é nossa
última etapa, e será realizada da seguinte forma: Construa casas numeradas de
um a vinte, de papelão, e um dado feito com uma caixa grande de papelão.
Teremos assim um jogo de tabuleiro humano, onde um integrante de cada equipe
fará o papel de pinos do jogo. O dado é lançado e sua face define a
quantidade de casas que uma equipe avançará. As casas podem conter enigmas,
desafios ou instruções que, ao cair nela, a equipe deverá realizar. A equipe
que chegar, primeiro à última casa ganha esta etapa e recebe 100 pontos. Nessa
proposta daremos apenas um exemplo de como distribuir as “instruções” no
tabuleiro.
Casas
1 –Avance três
casas
2 –Enigma 1
3 –Permaneça sem jogar
4–Desafio 1
5 –Volte uma casa
6 –Enigma 2
7 –Enigma 3
8 –Jogue novamente
9 –Avance duas casas
10 –Enigma 4
11 –Ganhou 30 pontos
12 –Enigma 5
13–Enigma 6
14 –Enigma 7
15 –Volte 6 casas
16 –Desafio 2
2 –Enigma 1
3 –Permaneça sem jogar
4–Desafio 1
5 –Volte uma casa
6 –Enigma 2
7 –Enigma 3
8 –Jogue novamente
9 –Avance duas casas
10 –Enigma 4
11 –Ganhou 30 pontos
12 –Enigma 5
13–Enigma 6
14 –Enigma 7
15 –Volte 6 casas
16 –Desafio 2
*Desafio 1: Torre de Hanói encontrada no endereço:
www.matematica.br/programas/hanoi/index.html#descarregarx
*Desafio 2: Hexágono Mágico disponível no endereço:
*Desafio 2: Hexágono Mágico disponível no endereço:
http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/4965
* Os Enigmas podem ser encontrados e selecionados pelo professor no endereço do
somatemática
aqui
colocamos apenas alguns exemplos:
*Dica: O
professor pode, realizando algumas mudanças, estender a Gincana Matemática para
várias salas, criando um evento que interaja várias salas numa disputa que
estimule a aprendizagem matemática em sua escola.
*Dica: Na
última etapa, na finalização do tabuleiro, pode-se criar uma Caça ao tesouro,
tendo conceitos matemáticos como dicas.
Avaliação
O aluno poderá ser avaliado pela sua participação
nas atividades, através de critérios de envolvimento, produção, cooperação e
relacionamento com os colegas.
Um pequeno caminhão
pode carregar 50 sacos de areia ou 400 tijolos. Se foram colocados no caminhão
32 sacos de areia, quantos tijolos pode ainda ele carregar?
1
saco de areia = 8 tijolos.
Se
o caminhão pode carregar ainda 18 sacos então pode carregar 18 8 = 144
tijolos.
Determine o próximo
número da sequência:
5,11,19,29,41,...
O
próximo número da sequência 5,11,19,29,41,... é 55.
A
sequência é formada somando-se a cada termo um número par, a partir do 6:
5+6
= 11+8 = 19+10 = 29+12
= 41+14 = 55.
Elevei um número
positivo ao quadrado, subtraí do resultado o mesmo número e o que restou dividi
ainda pelo mesmo número. O resultado que achei foi igual:
a) Ao próprio número
b) Ao dobro do número
c) Ao número mais 1
d) Ao número menos 1
b) Ao dobro do número
c) Ao número mais 1
d) Ao número menos 1
Vamos chamar o resultado desejado de n, e o
número inicial de x. Pelo enunciado, temos que
n = (x2 – x)
/ x.
Com a fatoração, descobrimos que:
n = (x–1) . x / x.
Simplificando, temos que n = x–1, ou o
número menos 1.
De três irmãos - José, Adriano e Caio -, sabe-se
que ou José é o mais velho ou Adriano é o mais moço. Sabe-se também, que ou
Adriano é o mais velho ou Caio é o mais velho. Então quem é o mais velho e quem
é o mais moço dos três irmãos?
A segunda afirmação determina que José não é o mais
velho, portanto a partir da primeira afirmação concluímos que Adriano é o mais
moço. Se Adriano é o mais moço, Caio é o mais velho.
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